Mário Macilau

Comunicado de imprensa

 

MAPUTO, 04 de Outubro de 2019 – O conceituado fotógrafo moçambicano, Mário Macilau, membro do Comité Editorial d´Alternactiva, encontra-se ilegalmente detido numa prisão de Komga, em East London, na província do Cabo Oriental (Eastern Cape); a detenção aconteceu quando a polícia sul-africana interceptou o fotógrafo em Komga, por volta das 17h, desta quinta-feira, 03 de Outubro.

Macilau fazia uma viagem de trabalho a Cidade do Cabo (Cape Town); tinha a documentação pessoal e da sua viatura devidamente regularizada. A polícia sul-africana, contudo, alegou que a sua documentação, nomeadamente a carta de condução e o livrete da viatura, tinha sido falsificada. Após horas de detenção na esquadra policial de Komga, um oficial da polícia exigiu a Mário o pagamento de três mil rands (suborno) como condição para a sua libertação. Mário Macilau recusou-se a desembolsar o valor e como consequência a sua viatura e os seus bens, incluindo seu computador e material de trabalho, foram confiscados; posteriormente o fotógrafo foi transferido para uma prisão em East London.

O Comité Editorial d´Alternactiva urge às autoridades moçambicanas a tomarem providências para que ao nosso colega e concidadão lhe seja restituída a liberdade e que sejam responsabilizados todos aqueles que, ilegalmente, o privaram da sua Liberdade.

Contactos para mais informações:

www.alternactiva.co.mz

 

Partilhar este artigo
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email