Anastácio Matavel

Nota de repúdio

 

MAPUTO, 12 de Outubro de 2019 – O Alternactiva, um colectivo moçambicano de activismo pela emancipação social, repudia veementemente o assassinato macabro do observador eleitoral Anastácio Matavel, um dos percursores da Sala da Paz e director-executivo do Fórum das Organizações Não Governamentais de Gaza. Em vida, Matavel, colaborou com diversos membros do nosso colectivo e uma parte dos seus posicionamentos serviu na edificação de alguns conteúdos publicados na nossa plataforma.

Condenamos esse assassinato protagonizado por quatro agentes das forças especiais da Polícia. A participação da Polícia, que nos devia proteger, nesse crime mostra a selvajaria democrática que o Estado vai fortificando a cada dia. O assassinato de Anastácio Matavel, e de tantos outros, não nos vão fazer recuar o pé na longa caminhada rumo à edificação de um verdadeiro sistema democrático onde a diversidade de opiniões e visões seja vista como necessária e não algo a ser combatido.

Exigimos a divulgação das verdadeiras causas que fizeram com que Anastácio Matavel fosse assassinado e a responsabilização exemplar dos autores morais dessa vergonha para um Estado que se quer democrático. Esperamos que este não seja mais um caso que se vai enterrar nas gavetas da polícia de investigação como tantos outros que nunca nos esqueceremos.

Expressamos, como Alternactiva, as nossas mais sentidas condolências a família de Anastácio Matavel.

Anastácio Matavel, Rest In Power!

Comité Editorial da Plataforma Alternactiva

www.alternactiva.co.mz

Partilhar este artigo
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email