ALTERNACTIVA é uma plataforma moçambicana, de carácter activista. Oferece ao público opinião e análise rigorosa sobre variados assuntos da vida nacional. É uma publicação independente e apartidária, mas não apolítica. Entendemos que o capitalismo, o imperialismo e o neocolonialismo continuam a ser a razão principal para o agudizar das desigualdades no mundo e em Moçambique. Que o racismo, a homofobia, a xenofobia e o hetero-patriarcado são instrumentos do capitalismo para a exploração e a exclusão das classes dominadas e grupos minoritários. Advocamos que a emancipação social só será substantiva com a destruição do capitalismo, imperialismo, neocolonialismo e todas as suas interfaces.

É partindo destes pressupostos que esta  publicação nasce de modo a preencher um vazio existente no debate público moçambicano: um espaço de articulação de posições, ideias críticas e progressistas. Em Moçambique, as vozes com abordagens político-ideológicas alternativas encontram-se dispersas, cépticas ou sem espaço para se exprimirem. Esta publicação nasce precisamente para (re)unir essa dispersão e permitir a livre, mas responsável, expressão através de um processo participativo, aberto e abrangente.

Orientação Editorial

Não somos  uma publicação de notícias de última hora. Tomamos o nosso tempo para reflexão.

Promovemos justiça social e dignidade humana. Denunciamos injustiças, ilegalidades, atropelos constitucionais e democráticos em defesa das classes populares, trabalhadoras, camponesas, mulheres, homossexuais, transexuais, e outros grupos  marginalizados. Sem sermos propriedade de nenhuma organização, promovemos as posições de movimentos sociais e outras formações da sociedade civil progressista. Temos como objetivo contribuir na criação de uma consciência política colectiva.

Convidamos a todxs a submeterem um texto de reflexão ou outro formato de conteúdo (eg. Imagens, vídeos curtos, música) para publicação, desde que esteja alinhado com a linha editorial da publicação. Cada submissão será primeiro avaliada pelo editor chefe. Sendo necessário, o editor solicitará o parecer dos membros da comissão editorial, para aconselhamento e tomada de decisões quando a natureza e ou conteúdo do material recebido assim o exigir. As contribuições não são remuneradas.

O conteúdo de cada submissão é da responsabilidade dxs autorxs. Os conteúdos publicado n´Alternactiva poderão ser reproduzidos em outros meios e plataformas, mediante autorização escrita do editor.