Clemente Ntauazi
Mestre em Estudo de Pobreza, Terra e Estudos Agrários pela Universidade do Western Cape – África do Sul. Áreas de Pesquisa: Pobreza, governacao fundiaria e mudanças climáticas e Desenvolvimento Comunitario.
Boaventura Monjane
Director
É Ph.D. em Pós-colonialismos e Cidadania Global (Sociologia), pelo Centro de Estudos Sociais e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É pesquisador de pós-doutoramento no Institute for Poverty, Land and Agrarian Studies (PLAAS, UWC) e é membro do Grupo Internacional de Pesquisa sobre Autoritarismo e Contra-Estratégias da Rosa Luxemburgo-Stiftung. É pesquisador associado do Centro de Estudos Africanos (CEA, UEM)
Edgar Bernardo
Presidente da mesa da Assembleia Geral
Com 10 anos de experiência na integração do género em programas de desenvolvimento, participação juvenil, envolvimento masculino na prevenção de SRHR e GBV. Comecou a carreira como voluntária em várias organizações da sociedade civil. Mais tarde, assumiu várias posições de liderança no campo do Género, Masculinidades, SRHR, GBV. Atualmente é o Coordenador Nacional da HOPEM, uma Organização da Sociedade Civil que trabalha no Envolvimento Masculino para a Promoção da Igualdade de Género, SDSR e prevenção da VBG
Edgar Manuel Barroso
Vice Presidente
É doutorando em Relações Internacionais pelo Instituto de Estudos Sociais da Ankara Yildirim Beyazit University e Mestre em Estudos Africanos com Especialização em Educação e Desenvolvimento, pela Faculdade de Letras da Universidade de Porto. em 2013 foi consagrado Melhor escritor em “Mulher e Participação Política”, pela Gender Links-Southern Africa.
Eliana Patrice Domingos N’Zualo
Presidente
É uma contadora de histórias de Moçambique, baseada em Maputo e actualmente trabalha de forma independente. Através do seu trabalho, explora temas como Mulher, Feminismo, África e História/Política. Foi uma das oradoras no TEDxMaputo 2017. Em 2019, integrou a antologia “Negras de Cá, Negras de Lá”, publicada no Brasil pelo Colectivo Raízes. Também têm explorado o audiovisual, como o trabalho “Margens” (2019) e “Cartas de amor para meninas mal comportadas” (2021). Eliana é também feminista, apaixonada por gatos e por palavras: como as palavras se esticam e encolhem; como nos traem, como nos fogem e como fazem par te de quem somos – um pouco como os gatos
Euridese Samuel
Assistente administrativa (Lincenciada em Sociologia pela Universidade Eduardo Modlane. Fez parte do secretariado executivo no 14º congresso Mundos de Mulheres. Foi assistente de Pesquisa no Grupo de Pesquisa Saúde e Sociedade-Departamento de Sociologia-UEM.
Halaze Pedro Celestino Manhice
É mestre em Biologia Marinha e Gestão das Pescas , Ecologia e Oceanografia das Pescas.
Karem da Silva Matsinhe
É Advogada, actualmente a trabalhar como Consultora na TPLA Associados. Tem experiência em diversas áreas, incluindo consultoria e prestação de serviços jurídicos em domínios como o direito comercial, laboral, bancário, fundiário, ambiental, petróleo e gás e energias renováveis. No domínio fiscal, tem domínio em matérias como estabelecimento estável, liquidação e pagamento de imposto sobre mais-valias, estruturas empresariais, pedidos de parecer vinculativo, ISPC, IRPS e IRPC.
Mariam Abbas
É formada em Ciência Política, em Filosofia e em Jornalismo. Mestre em Ciência Política pelo Sciences po Bordeaux-França, doutorando em Ciência Política pelo Sciences Po Bordeaux (Universidade de Bordeaux). e docente de Estudos Políticos (Ciência Política) no Sciencespo Bordeaux (Uni- versidade de Bordeaux – França). É igualmente docente Métodos e epistemo- logia em Ciências sociais no Institut de Formation et d’Appui aux Initiatives de Développement – França (Instituto de Formação e Apoio às Iniciativas de Desenvolvimento) Investigador no centro Estudos Africanos – As Áfricas no mundo (Les Afriques dans le Monde – França) e investigador associado no centro de Estudos Africanos da Universidade de Leiden.
Mário Macilau
É um fotógrafo (de fragmentos) do real. Macilau é um contador de histórias, e enquanto narra, através das suas imagens, medita acerca do ambiente social, político e económico do seu país e do mundo – para os quais olha de forma nua, crua, sem artifícios. interessam-lhe o movimento do homem contemporâneo e a relação deste com o espaço.
Natacha Bruna
Doutorada em Estudos de Desenvolvimento, com enfoque em Economia Política de Recursos Naturais, Terra, Ambiente e População pelo International Institute of Social Studies em Haia, Holanda – Erasmus University Rotterdam. É actualmente Directora Executiva e pesquisadora do Observatório do Meio Rural, Maputo – Moçambique. Áreas de interesse profissional: Estudos agrários críticos, Economia e Ecologia Política, com particular interesse em Extractivismo, Extractivismo verde, Modelos de Desenvolvimento Rural, Terra e Políticas de Mitigação e adaptação às Alterações Climáticas.
Nzira de Deus
Secretária
É ativista dos Diretos das Mulheres e dos LGBT. É ativista da Marcha Mundial das Mulheres e tem participado de diversos eventos nacionais e internacionais que discutem a igualdade das mulheres em Moçambique e na África. É Directora Executiva do Fórum Mulher.)
Remigio Van Eyes Chilaule
Tesoureiro
Remígio Chilaule é arquitecto e urbanista, formado pela Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da UEM, onde hoje é docente da cadeira nuclear de Laboratório. Entre seus projectos destacam-se a co-autoria na proposta de debate arquitectónico Futuros da Mafalala, e a direcção do escritório HUEIV laboratório.de.arquitectura, responsável pelo projecto de construção do Museu da Mafalala. Remígio lidera também a iniciativa comunitária #MapeandoMeuBairro, que procura preencher o grande vazio de informação geoespacial sobre os assentamentos informais em Moçambique, utilizando métodos e técnicas participativas de mapeamento. Remígio é também activista voluntário do Movimento Humanista
Ruth Castel-Branco
É gerente de pesquisa do projeto Future of Work(ers) no Southern Centre for Inequality Studies, University of the Witwatersrand, África do Sul. Possui mestrado em Estudos de Desenvolvimento pela Universidade de KwaZulu-Natal (2012), bacharelado em Geografia e Estudos Africanos pela Universidade de Wisconsin-Madison (2005); e está finalizando seu doutorado em Sociologia na Universidade de Witwatersrand. Anteriormente, trabalhou como coordenadora do programa da OIT para proteção social em Moçambique, e um trabalho organizado com Jobs with Justice nos Estados Unidos. Seus interesses de pesquisa incluem proteção social, salários mínimos e organização (informal) de trabalhadores.
Sérgio Simião Raimundo
Licenciou-se em Filosofia pela Universidade Eduardo Mondlane. Atualmente trabalha como colunista, jornalista, crítico de literatura e cinema. Em 2015, publicou Avental de um poeta doméstico.
Silvia Ernestina Dywili
Secretária
Especialista de Género, juventude e Inclusão Social, mobilização comutaria, saúde sexual e reprodutiva, liderança e desenvolvimento de habilidades para a vida com ferramentas Skillz para adolescentes e jovens.
Uzna Monteira
Coordenadora de Projectos (Formada em Antropologia pela Universidade Eduardo Mondlane. E activista em movimentos sociais, tendo se destacado como activista feminista no Matabicho Feminista. Antualmente tem coordenado na ALTERNATIVA projectos como: Research and Popular Education towards climate justice: community based strategies against resource extraction and climate injustice in rural Mozambique; e Adapting the power, transforming the region – regional coalition towards inclusive climate change adaptation.