Alternactiva

O Movimento Alternactiva, Plataforma de Debate Democrático pela Emancipação Social, vem por este meio expressar o seu sentimento de repulsa contra a selvajaria que o povo palestino vem sofrendo atrozmente; parece que o mundo tornou-se um enorme poço de silêncio perante ao direito à vida e à paz. É a humanidade inteira que se deve levantar e agir, porque a violência, a iracúndia na Palestina não é só sofrida pelos palestinianos, mas por todos aqueles que lutam e fazem tudo pela paz e pelo respeito da dignidade humana. A violência, a brutalidade na Palestina deve incomodar-nos enquanto seres para a paz, para o respeito dos direitos humanos fundamentais.

Nas últimas semanas, Israel voltou a usar força bélica irascível contra inocentes, ao bombardear impulsivamente a faixa de Gaza e expulsar residentes palestinos de suas residências em Jerusalém.

Nos ataques bárbaros, ímpios e brutescos na faixa de Gaza, há pelo menos uma dezena de crianças chacinadas boçalmente. Estes ataques intermitentes do Estado de Israel ao povo palestiniano fazem parte de uma agressão e ocupação ilegais que o Estado sionista de Israel vem fazendo desde logo depois da sua criação em 1948.

Alternactiva associa-se a diversos movimentos do mundo que içam a voz para dizer Basta à Violência na Palestina. Até quando a Palestina será o destaque em noticiários do mundo inteiro pelo sangue e violência horrenda? A Palestina é violentada, ensanguentada, fulminada, porém não há pior violência que se possa cometer como promover cinicamente o silêncio diante de tais atrocidades. Não há nada mais cruel que o silêncio perante a actos desumanos, tenebrosos e macabros como os que se vivem ferozmente na Palestina.

Não podemos assistir de mãos cruzadas aos bombardeios, à violência militar e à trucidação étnica que se vive na Palestina. O Alternactiva manifesta a sua profunda solidariedade para com a Palestina, o seu povo, e não deixa de denunciar a sua repulsa plena contra os assassinatos brutais que esse povo sofre diante do cinismo de todo o mundo, incluindo o cínico Ocidente, pretenso defensor dos direitos humanos.

Alternactiva – Acção Pela Emancipação Social, um movimento académico-activista em Moçambique, condena veememente as acções terroristas de Israel contra um povo indefeso. As alegações de que o combate é contra o Hamas, o movimento (movimento palestino de resistência constituída por uma ala política e militar) é absurda.

A agenda de Israel é eliminar etnicamente o povo palestiniano do seu território, aquilo que se chama “Ethnic cleansing” na língua inglesa.

Exigimos que o Estado Moçambicano se posicione, como sempre o fez, a favor do povo palestino, e que lance uma campanha de boicote contra Israel em toda a sua extensão

Basta à Violência na Palestina, basta a limpeza étnica! Que a Palestina viva eternamente.