São 18 jovens presos que apodrecem nas celas que não sabemos onde estão. Com certeza onde estão comem a sujidade dos dedos, passam mal as noites e são maltratados como fizeram com o jornalista de Cabo Delgado, Amade Abubacar.
Nyusi deixe de celebrar as felicitações dos seus homólogos e vá a Gaza homologar a liberdade desses 18 putos que nada fizeram de errado. Por que não detiveram as senhores que encheram as urnas com boletins de voto já preenchidos, os quadros da Frelimo que usaram combustível do povo para transportar as senhoras da OMM e os jovens da OJM aos comícios?
Nyusi, please, veja a cena dos putos de Chókwè. Eles são pobres como nós e nunca verão seus problemas resolvidos em tribunais dos EUA e nem serão disputados como prisioneiros queridos em cadeias da África do Sul.
Veja a cena dos putos de Chókwè. Eles merecem a liberdade mesmo não sendo membros da Frelimo e devem ajudar na construção do País. O País está comendo-se aos poucos. De Cabo Delgado ouvem-se tiros e as mortes não param de subir e em Gaza há tiros, também, e celas para quem não tem tiro. São 18 jovens que representam 18 famílias, 18 futuros incertos para o País, 18 cidadãos tratados como macacos do zoológico, 18 jovens que só queriam ajudar no desenvolvimento do País pensando diferente.
Leio os jornais do mundo e dizem-me há presos políticos na Venezuela, em Nicarágua, em Marrocos, na República Democrática do Congo e no Sudão. E nós entramos na lista com 18 presos políticos. Nyusi, please, veja a cena dos putos de Chókwè. No dia da tomada de posse gritaste bem alto “o povo é o meu patrão. O meu compromisso é de servir o povo moçambicano como meu único e exclusivo patrão. O meu compromisso é o de respeitar e fazer respeitar a Constituição e as Leis de Moçambique. E eu estou pronto”. E agora tudo soa a mentira, senhor presidente. Porque não manda libertar os teus patrões presos injustamente? Que te pagará os salários com os teus patrões bebendo o sol aos quadradinhos? Por que não serve, como um bom empregado, um prato de liberdade, aos rapazes de Gaza? Por que não respeita a Constituição mandando libertar os putos de Gaza?
Nyusi, please, veja a cena dos putos de Chókwè e enquanto isso recordo a todos que perpetrar arbitrariedades com vista a atingir objectivos poíticos, causando danos a integridade física ou psicológica e restringir direitos a indivíduos ou grupos sociais chama-se violência política.
*Roberto F. Gumo é artista plástico e estudante universitário moçambicano na África do Sul.